Fátima Bezerra garante R$ 12 milhões para Oiticica

Recebida em Brasília com Jean Paul Prates, governadora consegue com o general Santos Cruz a liberação de verbas para a retomada das obras da barragem

Em audiência com a governadora Fátima Bezerra e o senador Jean Paul Prates (PT-RN), o ministro-chefe da secretaria de Governo da Presidência da República, general Santos Cruz, garantiu a liberação de R$ 12 milhões até sexta-feira para a retomada das obras da barragem de Oiticica. “Queremos ajudar e podem contar com o governo federal. Queremos terminar a obra”, disse Santa Cruz.

A governadora cobrou ainda o repasse pelo governo para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) dos recursos financeiros da obra, como já havia ocorrido em governos anteriores. “Com os recursos sendo enviados ao Dnocs, evitaremos transtornos financeiros, como atrasos na obra. Precisamos acelerar a conclusão dessa obra ainda este ano, para que ela seja entregue no começo de 2020”, explicou.

Para Jean Paul Prates, é importante a regularização do cronograma e do fluxo financeiro da obra. “A obra precisa continuar e ser entregue neste ano. Essas receitas precisam chegar ao estado, para que a empresa possa dar continuidade a obra, sem paralizações”, ressaltou. Participaram do encontro no Palácio do Planalto o presidente do Comitê da Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varella, e os deputados João Maia e Benes Leocádio.

Projetada para ser entregue no final de 2016, Oiticica está com 65% das obras físicas realizadas. Quando estiver concluída, será o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para acumular 560 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório vai garantir o abastecimento de água a 43 municípios localizados na região mais seca do estado.

Foto: Vinícius Ehlers