Seminário em Natal com ex-ministro Carlos Gabas irá debater a Previdência Social

Iniciativa dos parlamentares do PT busca denunciar os efeitos nocivos do projeto apresentado pelo governo ao Congresso

Ex-ministro da Previdência no governo Dilma Rousseff (PT), Carlos Gabas estará em Natal na próxima segunda-feira (1º) para participar do “Seminário Formativo Previdência Social no Brasil”. O evento, com vagas limitadas, acontece das 9h às 13h, no auditório do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern).

A atividade é uma iniciativa coletiva dos mandatos petistas do senador Jean Paul Prates, da deputada federal Natália Bonavides, da deputada estadual Isolda Dantas, do deputado estadual Francisco do PT, da vereadora Divaneide Basílio e do vereador Fernando Lucena, em parceria com o Sindifern e a Frente Brasil Popular do Rio Grande do Norte (FBP-RN).

Funcionário de carreira do INSS, Carlos Gabas afirma que a estrutura da Seguridade Social foi aprimorada de 2003 a 2014, alcançando “níveis de proteção social nunca antes experimentados no Brasil”. “No entanto, apesar de aumentar a proteção e incluir socialmente milhões de cidadãos, não discutimos a estrutura de financiamento da Seguridade Social”, pondera.

O ex-ministro alerta que, a exemplo da PEC 06/2019, enviada ao Congresso Nacional pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), “foram recorrentes as tentativas da área econômica de promover reformas previdenciárias com viés de redução de despesas e diminuição da proteção social, sem discutir a reorganização das fontes de financiamento”.

Carlos Gabas foi ministro da Previdência Social entre março de 2010 e janeiro de 2011 e de janeiro a outubro de 2015. É bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) de Araçatuba (SP) e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares (Espanha).