Jean Paul volta a pedir investimentos no Rio Grande do Norte

Senador foi recebido em audiência pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e reiterou as solicitações para retomada dos investimentos no ramal ferroviário de Macau e na BR 304

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi recebido na manhã desta terça-feira, 19, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A iniciativa partiu do parlamentar, que entregou ofício solicitando ao ministério que garanta a retomada das atividades do ramal ferroviário de Macau, no Rio Grande do Norte. O parlamentar diz que o ramal é importante e precisa ser reativado, seja através de posse, seja por meio do processo de caducidade da concessão, ou pela devolução amigável dos trechos não explorados.

Jean Paul lembrou que, embora jamais tenha sido desativado oficialmente, o ramal que liga os municípios de Macau e Ceará-Mirim está sem tráfego desde que foi concedido, no final do século passado, à Companhia Ferroviária do Nordeste – atual Ferrovia Transnordestina Logística (FTL).

Na audiência com Freitas, o senador pediu a conclusão da duplicação da BR 304, que liga Natal, capital do Rio Grande do Norte, até Russas. A rodovia passa por Mossoró, a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Norte que fica entre Natal e Fortaleza.

O senador tratou na audiência com o ministro Tarcísio Freitas e sua equipe  do projeto de lei do Senado 261, que autoriza à iniciativa privada ou consócios a construção e a operação de linhas ferroviárias no país sem a necessidade de investimentos do Estado. Jean Paul é o relator do projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).

Caso seja aprovada, a nova lei promoverá uma revitalização da malha ferroviária nacional, ampliando sua extensão pelos próximos anos. O ministro informou que criou um grupo de trabalho para debater a proposta.

Foto: Vinícius Ehlers