Bancada federal defende setor pesqueiro

Em audiência com o secretário nacional da Pesca, senador Jean Paul Prates lembra que o estado é um dos mais importantes produtores e exportadores de pescado

A bancada federal do Rio Grande do Norte esteve reunida, nesta quarta-feira, 13, para tratar da pesca artesanal e do setor pesqueiro no estado, em reunião com o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif. Participaram da reunião os senadores Jean Paul Prates, Styvenson Valentim e Zenaide Maia, além dos deputados federais Rafael Motta, Benes Leocádio, João Maia e o deputado estadual Souza.

“É necessário unir esforços para garantir soluções imediatas para o setor”, destacou Jean Paul Prates.  “O Rio Grande do Norte é um importante produtor e exportador de pescados para o país, disse. Participaram também da reunião o secretário de Agricultura e Pesca do estado, Guilherme Saldanha, e representantes do setor pesqueiro do estado.

Durante o encontro, o governo acertou com os parlamentares que fará um seminário ainda este mês, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para debater soluções para a pesca artesanal e para o setor, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Participarão da audiência representantes dos governos federal e estadual, além de parlamentares, entidades ligadas a pesca e especialistas, como Fábio Hazin.

Em relação aos terminais pesqueiros, o governo federal estuda formas de repassar os terminais para iniciativa privada, que serão responsáveis pelas operações e pela manutenção.

Foto: Vinícius Ehlers