Jean Paul faz a defesa do Nordeste

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos, senador sugere a Paulo Guedes que faça uma visita à região e conheça a realidade. “Não é mais aquilo que ele estudou nos livros de geografia”, aponta

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) recomendou, nesta terça-feira, 12, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que visite o Nordeste para conhecer a realidade da região. “Queremos convidar o ministro para fazer uma visita ao Nordeste. Ele precisa ter uma noção do que é a região hoje. O Nordeste não é mais aquilo que ele estudou nos livros de geografia”, disse o parlamentar, durante audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Jean Paul destacou que o Nordeste não é mais aquela região “pobrezinha” que precisava de incentivos para atrair investimentos e convencer empresários a criarem indústrias para produzir na região, em vez de permanecer em São Paulo. “O Nordeste e o Norte são provedores de matéria bruta e de energia para muitas indústrias instaladas no país”, ressaltou. “O ministro precisa conhecer o que é uma cisterna e o que foi feito no Norte e Nordeste nos governos anteriores. As pessoas estão falando bobagens sem antes conhecer o Brasil”, completou.

O parlamentar destacou ainda que o país precisa debater a destinação de impostos e rediscutir o conceito de royalties. Jean Paul salientou que o novo pacto federativo não será apenas para discutir incentivos fiscais. “Incentivo fiscal é a ponta do iceberg. Precisamos debater o conceito de royalties e a destinação de alguns impostos. Hoje, os royalties se aplicam apenas em recursos não renováveis. Mas temos o uso da terra e da água que não estão envolvidos”, disse.

A Comissão de Assuntos Econômicos vai ouvir Paulo Guedes no próximo dia 26 de março. O ministro da Economia vai discutir com os senadores a Lei Kandir e o nível de endividamento crescente dos estados.

Foto: Vinicius Ehlers