Banco Mundial sinaliza ajuda ao governo do Rio Grande do Norte

Governadora Fátima Bezerra recebe, junto com Jean Paul, gerente de projetos da instituição para discutir Projeto Governo Cidadão

O senador Jean Paul Prates (PT) participou de uma reunião da governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estadual, na noite de segunda-feira, 25, com a gerente de Projetos do Banco Mundial, Fátima Amazonas, para tratar da readequação do Projeto Governo Cidadão, coordenado pelo secretário Fernando Mineiro.

A reunião foi uma prévia da missão do Banco Mundial, que virá em abril a Natal. Mineiro fez um balanço do projeto, diagnosticou alguns problemas e comunicou ao Banco Mundial. “Foi uma reunião de trabalho importante, porque recebemos o sinal de que o Banco Mundial vai ajudar o nosso governo”, comentou Jean Paul.

A própria Fátima Amazonas anunciou que o organismo multilateral está disposto a ajudar a solucionar as dificuldades detectadas pelo governo do Estado. Já a governadora Fátima Bezerra deixou claro que todos os projetos em curso terão continuidade.

A representante do Banco Mundial assegurou que a instituição tem “boa vontade” para analisar um segundo módulo de financiamento para o Estado. Segundo Fátima Amazonas, o Rio Grande do Norte está na “lista de prioridades” do Banco Mundial para o Programa de Recuperação Fiscal dos Estados, que deverá ser apresentado pelo Ministério da Economia.

O Banco Mundial é um dos agentes do programa, cujo avalista será a própria União. Em reunião com a governadora, semana passada, em Brasília, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o governo federal estuda uma modalidade de ajuda financeira dedicada aos estados menos endividados, mas que apresentam problema de fluxo de caixa, como é o caso do RN.

Jean Paul Prates comemorou: “Houve uma sinalização clara de que os projetos continuarão sendo tocados, com os ajustes necessários, além da indicação de novas parcerias entre o estado e o Banco Mundial”.